AS SEMENTES E O SOLO EM QUE SÃO LANÇADAS



Certa vez, assentado á beira-mar Jesus proferiu há uma grande multidão a parábola do Semeador. Assim foram as palavras de Jesus:

Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.  (MT 13. 2-8)

E depois explicou:

Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada à angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofendem; E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. (MT 13. 19-23)

Jesus fala de certo Semeador que saiu a semear. Mas o interessante é que certamente esse Semeador conhecia muito bem seu labor. Comparando o Semeador aos lavradores ou agricultores do interior de nosso país, teremos a imagem de um homem que sabe muito bem em que tipo de solo, as sementes que tem nas mãos deve ser plantada para crescer e dar frutos. Sabe como preparar a terra para receber a semente.

Mas a intenção não é ressaltar as habilidades do Semeador, e sim destacar a intenção dele ao semear.

O Semeador conhecia as falhas de cada solo, mas mesmo assim lançou neles a sua semente. Ele sabia que as aves comeriam as sementes lançadas á beira do caminho; Sabia que a semente lançada em solo rochoso não suportaria o calor do sol; Sabia que os espinhos sufocariam uma das sementes, e também sabia o que aconteceria com a semente que caiu em terra boa.

Isso porque para semear, o Semeador passou por cada um deles. E passando por esses lugares, viu as aves espreitando á beira do caminho, famintas a procura de grãos para comer. Ao passar pelo solo rochoso, sentiu o sol escaldante. Viu o emaranhado de espinhos, e não pode deixar de perceber a calmaria e os outros frutos que havia na terra boa. Porém não espantou aquelas aves, nem tão pouco removeu os espinhos. Apenas semeou.

O Semeador é como um evangelista, um pregador ou um obreiro do Senhor, que saem a lançar o evangelho, a semente. Eles semeiam independente do estado em que o solo se encontra. Todas as sementes lançadas são férteis, e prontas para germinar, assim como toda palavra que sai da boca de Deus e não volta vazia (Isaías 55. 11). Mas o crescimento de cada semente depende de como a terra é cultivada. Essa terra é o coração do homem, que tem permitido que o inimigo, que está ao derredor do caminho (I PE 5.8), impeça que a palavra de Deus lançada sobre suas vidas frutifiquem. Os homens se esquecem de arrancar os entulhos e os espinhos que dificultam o evangelho de gerar frutos em sua vida. Cultivam em seus corações as sementes do joio lançadas pelo inimigo para sufocarem a boa semente. (MT 13.25)

O que você está cultivando em seu coração? As sementes do joio ou do trigo?

Mantenha seu coração limpo das mentiras de satanás para as sementes do evangelho gerem frutos em sua vida.



Comentários

  1. Desanimou de postar? Por que? Não desanime, você escreve tão bem!! Continue a postar, adoro ler as passagens ou textos que você coloca no seu blog. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por suas palavras. Elas me motivaram...Louvo ao Senhor por saber que você tem se agradado dos meus textos. Seu comentário é muito importante para mim, mais uma vez muito obrigada por seu comentário, e tenha certeza de que não vou desanimar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário