O BOM ÂNIMO


Esta semana quando eu estava orando, o Senhor deixou uma mensagem em meu coração. Não foi a primeira vez que eu ouvi e li esse texto bíblico, mas a novidade é que Deus me fez entender algo diferente em João 16.33 onde está escrito "...No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo". Meditei nessa palavra e o resultado foi o seguinte questionamento:


Eu tenho Bom ânimo? 

  

Difícil responder sem saber o que essa palavra significa, e o porque da frase "Bom ânimo" se repetir 23 vezes nas Escrituras Sagradas. E todas as vezes , ela vem como um pedido ou uma cobrança de algo que precisamos ter. Segundo o dicionário Aurélio (2011) Ânimo significa coragem, vontade. E por sua vez, Coragem se entende por energia moral ante situações aflitivas ou difíceis, enquanto Vontade, se explica como capacidade de firmeza, de decisão.
 
Então João 16.33 nos pede para sermos firmes em nossas decisões ainda que submetidos a tribulações aflitivas, enfrentando tudo com coragem. O texto também diz que o nosso Ânimo dever bom. Isto é, se este fosse um objeto ou um órgão do nosso corpo, deveria funcionar bem, estando saudável, porque seu mau funcionamento acarretaria sérios danos. Devemos ser firmes na decisão d servir a Deus, e sermos separados exclusivamente para Ele principalmente nas situações difíceis e desesperadoras. O Ânimo saudável do cristão surge com o conhecimento e pratica constante da Palavra de Deus, exercitando a fé no Deus.
 
O Bom Ânimo, também poder entendido como Deuteronômio 28.14, Não se desviar para direita ou para a esquerda, mesmo se sentindo enfraquecido no meio da tribulação ou quase dilacerado na peleja. Nunca deixe desviar para a esquerda ou para a direita do único caminho, que é Jesus Cristo. Às vezes o inimigo pode nos seduzir a tomar um atalho como rota de fuga das tribulações, nos tentando a acreditar que estamos sozinhos, abandonados, largados á própria sorte no campo de batalha, e por isso iremos fracassar. Às vezes, sentimos que a luta é muito maior que nossas forças, ou pior sentimos que nosso Deus é menor que nossa luta. Nos esquecemos que Jesus não é atalho e sim caminho, caminho da vitória e da salvação... Jesus é o caminho que nos leva para o Pai, enquanto os atalhos nos distanciam Dele.
 
Jesus nos pede para termos Bom ânimo nas tribulações, tendo como exemplo Ele mesmo que vindo como homem as venceu. E se tudo o que precisamos para nos motivar  é o exemplo de alguém vitorioso, temos a declaração de Jesus dizendo "Eu venci o mundo".  E se servimos a Jesus devemos seguir esse exemplo, pois "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (I João 2 : 6).
 

Sabe o que é mais interessante em João 16.33?

É que depois de entender tudo isso, começamos a observar que na bíblia Deus nos ensina o tempo todo a vencer.

 


 

 

 
 
 
 
 

 
 


Comentários