AMIZADE - UM TEMPLO SOBRE A ROCHA


Um sentimento verdadeiro tem mais valor que qualquer moeda. Ter um amigo para desfrutar os dias de nossa jornada pela vida não tem comparação.

O homem não foi feito para ficar sozinho (Gênesis 2.18). No inicio da criação, Deus criou o homem e logo percebeu que ele precisaria de alguém para lhe fazer companhia. Gênesis 2.18 se refere á criação da mulher, mas não somente a ela. Se olharmos para o ser humano como Deus o olharia, iremos perceber que o homem precisa se relacionar, e que o relacionamento faz o homem evoluir psicologicamente, e racionalmente, amadurecendo e desenvolvendo sentimentos como a empatia, a solidariedade, a compreensão, o perdão e tantos outros. O significado de Não é bom que o homem esteja só, é que o homem precisa se relacionar. Gênesis 2.18 é uma referência ao amor, ao casamento, mas não podemos nos esquecer de que nenhum casal permanece junto se deixar de lado a amizade. Portanto Amor e Amizade são sentimentos diferentes, mas que se completam.

A amizade é aquela parte do amor, em que o casal tem liberdade de conversar sobre coisas sem importância um com outro, apenas para provocar uma gargalhada. E o Amor é aquela parte da amizade em que você se esforça para zelar pelo do outro.

Amizade é uma relação afetiva sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que a relação entre pais e filhos, entre irmãos, e demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade. Muitas famílias vivem gerações marcadas por discórdias pela ausência da amizade. – É que, sem a amizade e o amor os laços sanguíneos não são o bastante.

 Amizade é um tipo de intimidade, uma liberdade necessária em todo tipo de relacionamento; Ela deve estar presente para um bom funcionamento da relação. É com os amigos que compartilhamos os segredos, os momento de dor, de temor, de paixão, de solidão. Na maioria das vezes entregamos-nos mais aos nossos amigos que a própria família. A amizade  é como um templo construído sobre a rocha. Amigo é aquele que nos acompanha no sucesso e no fracasso, nunca nos deixa sozinho (Provérbios 17.17). A amizade é como uma árvore frutífera, não sendo importante a altura de seus ramos e sim o sabor dos seus frutos. Se uma amizade é verdadeira, a distância não é capaz de impedi-la, e os problemas não podem destruí-la.

A Bíblia fala de alguns amigos que merecem destaque nesse texto. Antes de falar deles, é preciso lembrar que a amizade verdadeira aproxima o homem de seu Criador. A amizade verdadeira é justa, e nos corrige quando preciso. O amigo verdadeiro vai corrigir você, e não ser cúmplice do seu erro. A correção é dolorosa, porém é melhor ser corrigido do que incentivado a cometer um erro. Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos”. (Provérbios 22.5-6).

Vamos conhecer os alguns exemplos de amizade que a Bíblia descreve.


Amigos como Simão (Lucas 23.26) – Entram em nossa vida nas horas dolorosas, e sempre nos ajudam a suportar esse fardo. Deus sempre prepara o momento e o lugar certo de nossa caminhada para esse amigo entrar em ação. Deus sempre escolhe alguém forte o bastante para nos ajudar nessa hora. 

Amigos como Jó (Jó 42.10) – Mesmo quando estão sendo provados por Deus, encontram forças para orar por seus amigos. Eles parecem ignorar a dor que sentem para interceder em oração pelos outros.

Amigos como Abraão (Gênesis 18.23-29, 32,33) – Esses são íntimos de Deus. E por isso quando sabem que estamos em luta, eles não ligam e não enviam recado. A conversa deles é só com Deus. O detalhe é que Deus nunca os deixa sem resposta.

Amigos como Jônatas e Davi (I Samuel 18.1-4, II Samuel 9) – Esses amigos rendem alegrias ao longo de nossa geração. São amizades que podem alcançar seus filhos e netos. Essa amizade não muda ao longo do tempo.

Amigos Incríveis (Marcos 2) – Nos aproximam de Deus  com todas as suas forças. Quando não conseguimos buscar a Deus, sozinhos por nossas próprias forças, eles praticamente nos carregam nos braços e nos levam para Deus. Não medem esforços para nos aproximar de Deus.

Por isso procura conhecer o teu verdadeiro amigo. Vasculha entre os teus e encontrando um que seja verdadeiro, louve ao Senhor. Porque os amigos, os verdadeiros amigos, são um presente de Deus.

Contudo não se esqueça de que Jesus é o maior de todos os teus amigos.


By Anaiad Hanuc & Benjamim João







Comentários