DEUS: MEU GUIA E MEU GUARDA



Farei um breve estudo do Salmo 121 sobre uma revelação do Senhor a cerca de seu cuidado com aqueles que Nele confiam.

LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
(Salmos 121.4-8)

A Bíblia está repleta de declarações do amor de Deus por mim e por você, está claro a nossa importância para o Criador. Basta estar atento para notar que o amor de Deus não está só escrito e documentado somente nas paginas deste Livro (A Bíblia), mas o amor de Deus se manifesta na vida do homem.

O Salmo 121 fala sobre o cuidado de Deus com seu povo. E ao mesmo tempo remonta a história do povo de Israel, o povo escolhido e separado por Deus, a nação que Deus prometeu gerar a partir de seu servo Abraão (Gênesis 17.5). Para entendermos Salmos 121 de uma forma intensa primeiro consultaremos Êxodo 14. 19 “E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.” O que chama a atenção nesse texto é que Deus ocupa posições diferentes na vida de seu povo quanto está Guardando e quando está Guiando o seu povo. Quando Deus estava Guiando seu povo pelo deserto, Ele estava á frente do povo, mostrando lhes o caminho por onde deveriam seguir, conduzindo os por uma rota segura. Mas quando o povo se viu encurralado (O Mar Vermelho a frente, e o exercito de Faraó na retaguarda) Deus, muda sua posição de Guia (À frente) e começa a Guardar (A trás) o seu povo. Então, não se assuste se em alguns momentos de sua vida, você não consegue ver Deus na sua frente. – Ele nunca te deixará sozinho, pode ter certeza. Se Ele não estiver na tua frente, é porque Ele está Guardando você contra o inimigo que te cerca.

Salmos 121.5-7 se refere á coluna de fogo e fumaça que Deus usou para guiar e iluminar o caminho do povo de Israel no deserto (Êxodo 13.21). E também, se refere a todos os outros males e perigos que o deserto esconde para a compreensão humana, mas Deus livrou o seu povo de todos. Quem viu o povo de Israel sair do Egito para entrar no deserto certamente imaginou que seriam abatidos pela fome, sede, ou exaustão, mas quando estamos na presença de Deus, superamos a compreensão e as expectativas limitadas da humanidade.

Salmos 121.8 è uma promessa para tua vida. Nele está claro que Deus investirá a mesma atenção, força, poder, e misericórdia para nos guardar hoje e sempre. Deus vai abalar, quantas vezes forem necessárias, as estruturas dos cativeiros que insistem em impedir seu povo de adorá-lo. Deus vai abrir caminho onde for necessário para cumprir a promessa Dele sobre a tua vida. O Deus que te guarda não dorme, e não cochila. Enquanto os sistemas de segurança da terra podem falhar se corromper, ou se desestabilizar; A Segurança que Deus oferece a seu povo, não falha (Salmo 121.3-4) então somente Nele está o teu socorro (Salmos 121.1-2). 


Comentários